segunda-feira, 11 de abril de 2011

U2 E ECLASIASTES

Dentre as muitas músicas famosas da banda de rock U2 está a Miss Sarajevo ("saraievo"). O pano de fundo histórico desta música é um concurso de beleza que aconteceu em plena guerra, uma das mais sangrentas do século XX depois da II guerra mundial, e que durou toda a primeira metade da década de 1990 (1991-1996). Sem saída e com a derrota já certa, Saraievo transmitiu mundialmente o concurso Miss Saraievo. Era uma estratégia: várias moças desfilaram segurando um cartaz que dizia "Por favor! Não deixem que nos matem". O ano era 1995; e estavam sitiados a três anos.
A banda U2 compôs a música e saiu mundo afora ecoando o pedido de socorro dos bósnios. A música fala sobre o tempo adequado para cada coisa, que naquela época só poderia querer significar que era tempo de se fazer alguma coisa pelo bem daquela parte da humanidade.
É impossível não reparar o quanto a letra se assemelha ao texto bíblico de Eclesiastes: "Tudo tem uma ocasião certa, e há um tempo certo para todo propósito debaixo do céu. Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de se arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de pratear e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de deixar de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de jogar fora; tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de ficar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz" (Ec 3.1-8 - ALMEIDA SÉCULO 21).
Veja abaixo um vídeo da apresentação ao vivo do U2 juntamente com Pavarotti legendado e perceba a semelhança.
(Para visualisar melhor a legenda passe o mouse sobre a parte superior do vídeo e clique sobre o título para assistir em tela cheia direto do You Tube)







Bono Vox e Luciano Pavarotti chegando em Saraievo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário